Publicidade:


E-mail aponta pendências financeiras no SERASA em CPF para tentar enganar internautas

Cuidado: Comunicado informando pendência no CPF com SERASA está sendo enviado por e-mail:

Circula na internet, mais especificamente em formato de correio eletrônico malicioso (os chamados e-mails de SPAM), contendo informações que levam a possíveis vítimas a acreditarem que contrairão alguma dívida e estão com o nome sujo no SERASA devido a compra de alguma coisa de valor considerável que teria sido comprada na internet. Na verdade essa mensagem dá a entender que alguém usou seu CPF para fazer alguma compra ou coisa do tipo, visto que você sabe o que compra e o que não compra, ao ver o item que alegam ser o motivo da dívida vais desconfiar de algum possível golpe, o que pode levar alguns a clicarem no local indicado pelo e-mail.

O e-mail tem como título: “Serasa Experian – CPF com pendências financeiras.” – Se você notar na imagem abaixo com o cabeçalho do e-mail, verá que para deixar a farsa ainda mais real o remetente aparece como “noreply@serasaexperian.com.br” ou seja, fica parecendo que realmente foi a SERASA EXPERIAN que enviou a notificação via e-mail, somando-se a isso ainda o fato de ter o português bem escrito e de certa forma até convincente se tratando de um SPAM, onde geralmente não são muito bem escritos, proporcionando até momentos engraçados.

Publicidade:

Então tome cuidado, pois apesar de ter o remetente aparecendo como fosse Serasa, tem também o logotipo da empresa, se trata de um e-mail fraudulento com intenção de prejudicar quem clicar no link, no caso para saber mais a repeito da dívida. Neste caso específico o link partia para o site “serasa-cobrancas.net” que continha ali hospedado o arquivo malicioso que faria esse serviço de captar informações da pessoa para aplicar algum tipo de mal feitoria. Hoje o site já se encontra fora do ar devido a denúncias feitas, mas é provável que logo tenham um novo site hospedado em outro servidor para continuar com esse crime virtual, isso se já não estão atuando novamente. Vamos torcer para que a polícia chegue nos responsáveis por certamente estão causando danos a muitas pessoas ainda.

Fraude Serasa em envio de SPAM

SPAM SERASA – E-mail falso tenta se passar por SERASA e aponta pendências no CPF

 E-mail falso aponta pendências SERASA no CPF:

“Notificação

Comunicamos que seu (CPF/CNPJ) consta em nossos cadastros por motivo de pendências financeiras, com a instituição abaixo relacionada.

Publicidade:

MercadoLivre Executivo Central de Vendas e Cobranças Ebay Network
Total de Pendências: R$ 2.354,54
a) Natureza: Compras online via Internet banking
b) Data da compra: 08/07/2014
c) Local de entrega: São Paulo-SP
d) Tipo de produto: Notebook Sony Vaio Fit 15 E Intel Core i5 – 8GB 750GB Windows 8.1 LED 15,5″ HDMI Bluetooth

Para informações detalhadas de compra tais como: Número do cartão utlizado, Endereço de entrega, Nome completo, CPF, RG ; Favor visualizar Relatório

Devido à quantidade de fraudes ocorridas por meio da Internet, o arquivo de relatórios está criptografado para evitar a exposição de dados pessoais e só será visualizado com o programa RELAT-EXPERIAN que pode ser baixado de nossos servidores com sua senha de acesso e o código do documento listados abaixo ou se preferir, o relatório será enviado ao seu endereço residencial através do serviço de Correios em 30 dias.
Nº DO DOCUMENTO: 0001241414.05
SENHA PESSOAL: RLT0145874

Arquivo
Tipo
Tamanho
Opções
RELAT-SPC Visualizador de Relatórios padrão SPC 172 kb
Baixar

Publicidade:

Atenção, não existem maneiras alternativas de remover o seu CPF/CNPJ.
Desconsidere qualquer e-mail desconhecido oferencendo programas com tal poder, pois o mesmo poderá infectar seu computador com vírus.

Se você efetuou a regularização, favor desconsiderar.
Michael Rocha Akiyoshi
Diretor Financeiro-BR”

Outro fato que desmente este e-mail é que este suposto diretor da Serasa, Michael Rocha Akiyoshi, não aparece na lista de diretores que o site da Serasa Experian apresenta, ou seja, mais uma prova de que é um SPAM, segue lista de diretos Serasa:

José Luiz Rossi
Managing Director para a América Latina
Marcelo Kekligian
Presidente da Unidade de Negócios Decision Analytics (DA)
Mariana Pinheiro
Presidente da Unidade de Negócios Identidade Digital (eID)
Steve Wagner
Presidente da Unidade de Negócios Credit Services (CS)
Amador Rodriguez
Diretor de Captação de Dados e Serviços a Clientes
Guilherme Cavalieri
Diretor de Desenvolvimento Humano
Lisias Lauretti
Diretor de Tecnologia da Informação
Paulo Melo
Diretor de Relações Institucionais/Diretor interino de Relações com o Mercado
Silvanio Covas
Diretor Jurídico
Valdemir Bertolo
CFO Brasil

Vale salientar que a Serasa envia suas notificações através de cartas pelo correio, então fique atento para não cair nesses tipos de “pegadinha de mal gosto” que correm soltas pela internet. Muitas pessoas acreditaram nessa notificação falsa, tanto é que algumas fizeram até reclamações, em sites como ReclameAqui por exemplo, contra o MercadoLivre (neste caso).

Publicidade:
Curta e Compartilhe!
 
 
     

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *