Publicidade:


Regularização de Nome no SPC e SERASA

Como saber se meu nome está no SPC ou SERASA

Primeiramente você necessita saber se o seu nome está no SPC ou SERASA, para realizar uma consulta existem algumas opções que já falamos aqui no site, por exemplo: pessoalmente na sede do CDL da sua cidade, é necessário ter um documento com foto para realizar a consulta do seu CPF. Muitas pessoas trabalham no horário comercial e não conseguem sair do trabalho para realizar essa consulta, para essas pessoas é necessário que um representante legal realize a consulta para você, para isso é necessário que ele se dirija até o CDL com uma procuração com poderes especiais para representá-lo perante a CDL, é necessário que esse documento esteja com firma reconhecida em cartório.

Endereço da CDL nas principais capitais do Brasil

SÃO PAULO
AV PAULISTA, 1159 CJ.214 CEP: 01311-921 – Telefone: (11) 3549-5055

Publicidade:

RIO DE JANEIRO
R. da Alfândega, 111 – Centro – Telefone (21) 2506-1200

BELO HORIZONTE
Av. João Pinheiro, nº 495, Bairro Funcionários – Telefone (31) 3249-1666

PORTO ALEGRE
Rua Senhor dos Passos, 235 – Centro,  90020-903 – Telefone (51) 3017-8000

CURITIBA
Rua Nilo Peçanha 2511 – loja 3, Bom Retiro – CEP 82120440 – Telefone (41) 3352-2370

Publicidade:

SALVADOR
R. Carlos Gomes, 1063 – Centro, 40060-325 – Telefone (71) 3320-4040

BRASÍLIA
Lote 815 – Sia Trecho 17 Via Ia 4 – Zona Industrial, Guará, , CEP 71200-260 – Telefone (61) 3218-1422

FORTALEZA
R. Vinte Cinco de Março, 882 – Centro, CEP 60060-120 – Telefone (85) 3464-5506

RECIFE
R. do Riachuelo, 105 – Boa Vista, CEP 50050-400 – Telefone (81) 3418-1122

Publicidade:
consultar spc serasa

consultar spc serasa

Depois que você tiver realizado a consulta para saber se o seu nome consta no SPC ou SERASA, é necessário entrar em contato com a empresa em questão que está no extrato da sua consulta, regularizar a dívida junto à mesma, a empresa é a responsável em retirar seu nome do sistema do SPC ou SERASA em um prazo de até 5 dias úteis, após a quitação ou negociação da sua dívida.

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE SPC e SERASA

– É possível realizar uma consulta de CPF no SPC ou SERASA por Telefone?

Não.

– Qual é o tempo máximo que o meu nome poderá ficar negativado no SPC?

Qualquer restrição ficará no máximo 5 anos em seu CPF caso você não realize o pagamento dessa dívida, esses 5 anos começam a contar à partir do momento do vencimento da dívida e não a data de entrada no sistema.

–  Após os 5 anos, é possível que a empresa “renove” o registro no SPC ou SERASA?

Não. Você continua devendo para essa empresa, mas o seu nome não poderá mais ser incluído nos órgãos de negativação.

Publicidade:

– Renegociei a dívida, meu nome já sai do SPC?

Se você realizar um novo acordo, sua dívida é cancelada e você passa a ter um novo contrato com essa empresa assim como essa dívida.

– Atrasando uma conta o meu nome já está no SPC ou SERASA automaticamente?

Não. Sempre que uma empresa solicitar a entrada do seu nome no SPC o nosso sistema envia para você uma correspondência na qual você tem 10 dias para quitar essa dívida, após esse prazo o seu nome é incluído no banco de dados.

– O SPC ou SERASA envia por e-mail a informação de negativação do meu nome?

Não. Se você receber um e-mail com essa informação com certeza se trata de um vírus, apague imediatamente da sua caixa de e-mail e não faça download e nem clique em links que possam existir nesse e-mail, lembrando que a comunicação de negativação é apenas por carta e mesma é entregue diretamente no seu endereço.

– O SPC e o SERASA são órgãos públicos?

Não. O SPC e o SERASA são bancos de dados privado de caráter público. O governo possui bancos de dados de informações de crédito, alguns exemplos mais conhecidos de bancos públicos são os seguintes: CADIN (banco de dados onde se encontram registrados os nomes de pessoas físicas e jurídicas em débito para com órgãos e entidades federais), CCF banco que guarda as informações de cheques sem fundo emitidos por bancos afiliados do Banco Central do Brasil.

– Quem pode negativar no SPC?

Todas as empresas que são vinculadas aos CDL’s de cada cidade.

Publicidade:

– Quem pode negativar no SERASA?

Todas as empresas que são vinculadas a empresa SERASA EXPERIAN.

SPC e SERASA são a mesma coisa? Se meu nome está no SPC ele também estará na SERASA?

Não, são bancos de dados diferentes administrados por diferentes instituições. O SPC como já explicamos tem na sua maioria de clientes empresas filiadas ao CDL de cada cidade, a maioria dessas empresas são: comércio em geral, prestadores de serviços, financeiras, algumas redes bancárias, o banco de dados também busca informações do banco público administrado pelo Banco Central (CCF), enquanto o SERASA recebe a maior de parte de suas informações da rede bancária e Banco Central (CCF). Sendo assim na maioria das vezes sua dívida aparece em um banco de dados e no outro não.

– Instituições de ensino e planos de saúde podem negativar no SPC? E condomínios?

Sim. A única diferença para essas instituições é que elas podem negativar seus clientes inadimplentes após 90 dias do atraso do pagamento.

Sobre os condomínios é possível negativar no SPC, porém a inclusão só poderá ser feita desde que seja prevista esta possibilidade na convenção do condomínio ou em ata de assembléia geral do condomínio.

– Meu nome está no SPC, mas não devo nada. O que fazer?

Em primeiro momento entre em contato com a empresa que negativou você e busque saber o porque da negativação, se a empresa se recusar a retirar seu nome do SPC ou SERASA será necessário que você busque apoio no PROCON da sua cidade, ou então converse com um advogado da sua confiança.

Publicidade:

– Posso ser preso por possuir uma dívida e a mesma não ser quitada?

Não. você nunca será preso por possuir uma dívida no SPC ou SERASA, os únicos casos que você poderá ser preso é se sua dívida for voluntária e inescusável de alimentos (pensão alimentícia).

– Passei em um concurso mas estou com o nome sujo, terei problemas?

É necessário verificar o editar do concurso, para saber se existe alguma restrição quanto a isso. Se necessário você tem a opção de entrar em juízo para garantir a sua efetivação em determinado cargo ou até o avanço para uma outra etapa desse concurso.

Curta e Compartilhe!
 
 
     

5 Comentários
  1. Jefferson de Souza Lima
    • Consulta CPF
  2. tatiana ferreira do nascimento
  3. tatiana ferreira do nascimento
  4. jose maria ferreira pereira

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *