Publicidade:


Certidão de Quitação Eleitoral Emitir Comprovante

Certidão de Quitação Eleitoral Obter Comprovante

A Certidão de Quitação Eleitoral ou Comprovante de Quitação Eleitoral pode ser obtida de duas maneiras: Pela internet, no site do TSE – Tribunal Superior Eleitoral ou dos Tribunais Regionais Eleitorais, ou também em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor.

Este documento confirma que o eleitor está em situação regular, ou seja, com tudo certo perante a Justiça Eleitoral. Caso o eleitor não esteja em dia, a certidão só será emitida após a regularização da situação.

Publicidade:

O que é Certidão de Quitação Eleitoral

A Certidão de Quitação Eleitoral destina-se a atestar, conforme disciplinado pelo § 7º do art. 11 daLei nº 9.504, de 1997, a existência/inexistência de registro no histórico da inscrição (título) do interessado no cadastro eleitoral de restrição no que se refere à plenitude do gozo dos direitos políticos, ao regular exercício do voto, ao atendimento a convocações da Justiça Eleitoral para auxiliar os trabalhos relativos ao pleito, à inexistência de multas aplicadas, em caráter definitivo, pela Justiça Eleitoral e não remitidas, e à apresentação de contas de campanha eleitoral. 

Fonte: TSE

Confira como você pode consultar sua situação eleitoral e emitir Certidão de Quitação Eleitoral

Pela internet:

Para emitir a certidão de quitação eleitoral pela internet é necessário acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral ou dos Tribunais Regionais Eleitorais.

Certidão de Quitação Eleitoral

Certidão de Quitação Eleitoral / Reprodução TSE

Publicidade:

Quando acessar a página você deve ler e aceitar as condições, selecionar a opção “Li os termos e desejo emitir/validar a Certidão de Quitação Eleitoral.” e clicar em “Emissão de certidão”. Para emitir o comprovante é necessário preencher todos os dados corretamente de acordo com o título de eleitor e clicar em ‘Emitir certidão’. Se a certidão não for emitida, o eleitor deverá comparecer a um cartório ou posto de atendimento eleitoral.

Para concluir o procedimento você precisa validar a certidão, voltando na página inicial da solicitação. Selecione novamente o campo “Li os termos e desejo emitir/validar a Certidão de Quitação Eleitoral.” e clique em “Validação de certidão”. Preencha os campos solicitados e clique “Validar”. O código solicitado está disponível no final da certidão emita anteriormente.

Cartório ou posto de atendimento eleitoral:

Você e qualquer outro eleitor também podem ir pessoalmente a qualquer cartório ou posto de atendimento eleitoral com o título de eleitor e um documento oficial original, como a carteira de identidade (RG), certidão de nascimento ou de casamento, carteira de trabalho, carteira de habilitação, ou carteiras expedidas por órgãos estabelecidos por de leis federais (OAB, CRM, CREA e outros).

Se por acaso estiver com a situação irregular, pode ser exigido outros documentos, como comprovante de residência, ou certidão de quitação militar (para homens), dependendo qual for o motivo da situação estar irregular.

Publicidade:
Curta e Compartilhe!
 
 
     

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *