Situação cadastral do seu CPF


Alguns dias atrás ajudei uma amiga a abrir sua empresa pelo MEI (Microempreendedor Individual) e o primeiro item solicitado para iniciar o processo de abertura da empresa era o CPF, mas para a surpresa da minha amiga o CPF dela constava como situação cadastral: SUSPENSA.

O CPF pode estar em uma das cinco situações cadastrais abaixo:

  • REGULAR: não há nenhuma pendência no cadastro do contribuinte. (Se ao consultar seu CPF o mesmo estiver nessa situação você vai estar com seu CPF apto para iniciar o processo de abertura da sua empresa pelo MEI – Microempreendedor Individual.)
  • PENDENTE DE REGULARIZAÇÃO: o contribuinte deixou de entregar alguma declaração a que estava obrigado. Pode ter sido alguma Declaração Anual de Isento (até 2007) ou alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física (DIRPF) dos últimos cinco anos.
  • SUSPENSA: o cadastro do contribuinte está incorreto ou incompleto.
  • CANCELADA: o CPF foi cancelado, em virtude de decisão administrativa ou judicial ou por falecimento do contribuinte
  • NULA: foi constatada fraude na inscrição e o CPF foi anulado.

No caso da minha amiga foi muito rápido e fácil de regularizar a situação, como já disse anteriormente a situação cadastral dela era SUSPENSA e para regularizar precisamos apenas acessar o link:
https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/Cpf/Regularizar/Regularizar.asp
Preecher os dados solicitados e rapidamente o seu CPF vai passar para a situação Regular, para esse procedimento você regulariza a situação do seu CPF grátis.

Se no seu caso a situação não passar para regular você deve comparecer com seus documentos a uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou dos Correios. a taxa para esse serviço é de: R$ 5,70.

Se você está no exterior, a regularização do CPF “pendente de regularização” também pode ser feita pelo Receitafone, no número (+) (55) (11) 3003 0146.
Não há custo para essa regularização, mas o contribuinte arcará com a tarifa da chamada internacional para o Brasil.

Agora que você já sabe como é importante ter a situação cadastral do seu CPF em dia, acesse o site da Receita Federal para consultar o CPF:
http://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atcta/cpf/consultapublica.asp


Situação cadastral do seu CPF 5.00/5 (100.00%) 8 votes
13 Comentários
  1. Adry
  2. wescley
  3. joao de souza pereira
  4. janaina
  5. nalton
  6. Tamilo mota jales
  7. ELVIS F FRANCA
  8. willia barbosa disa
  9. Joelma Santos de Santana
  10. melquides dos santos
  11. aneiele

Comente!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *